sexta-feira, 18 de novembro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
domingo, 25 de setembro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
Missão artistica Francesa de Leonardo Kohler
A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo oNeoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento. O grupo era liderado por Joachim Lebreton e foi amparado pelo governo de Dom João VI, mas seu trabalho tardou a frutificar, encontrando a resistência da tradição barroca firmemente enraizada e tendo de enfrentar a escassez de recursos financeiros e uma série de intrigas políticas que dissolveram boa parte do primeiro entusiasmo oficial pelo projeto.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Igreja barroca no centro do rio
A pesquisa feita no local ,no centro do Rio de Janeiro , na Igreja de Nossa Senhora
da conceição e boa morte que se localiza na esquina da Rua do Rosário e da Avenida Rio Branco é uma igreja barroca
As congregações de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Assunção e Boa Morte foram inicialmente feitas em igrejas diferentes mas fundaram juntas uma capela na parte baixa da cidade.Em 1735 construirão de um novo edifícil. A planta é de cruz latina com três naves.
A capela-mór exibe talha rococó , além de quatro telas com os Evangelistas. Os altares laterais são obra de Manoel Francisco dos Santos Deveza . Na sacristia há duas telas setecentistas, uma representa Nossa Senhora da Conceição, de Raimundo da Costa e Silva, e a outra Nossa Senhora da Boa Morte.
Felizmente a igreja não foi demolida quando houve a abertura da atual Av. Rio Branco.
marina
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Aleijadinho e o Barroco Brasileiro
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
A obra de Aleijadinho
A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiroA obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
terça-feira, 5 de julho de 2011
A Taipa de Pilão
Taipa de pilão
![]() |
Na Austrália e em certas regiões dos Estados Unidos, a taipa é muito utilizada, sendo trabalhada com mais tecnologia e melhor rendimento que as construções tradicionais.
O processo atualmente, quando feito com tecnologia mecanizada, produz paredes tão resistentes quanto às de concreto.
De qualquer forma, as construções com taipa de pilão são mais resistentes que aquelas feitas com adobe, isto porque a compressão faz com que as paredes, depois de seca, fiquem compactas, sólidas e menos impermeáveis.
A compactação faz com que as paredes tenham baixa retração, assim não apresentem muitas trincas e rachaduras.
![]() | Uma boa construção de taipa de pilão deve ser edificada sobre uma base sólida de concreto ou pedras. Para esta técnica, é necessário levantar uma estrutura suporte, que serve de forma para confecção das paredes. As taipas (tábuas de madeira), que servem para fechar lateralmente a fôrma, são presas a tubos metálicos ou troncos, com grampos metálicos (sargentos). Aparafusados com estes grampos, perfis metálicos transpassam a fôrma de um lado a outro. | |
![]() | Depois de armada a primeira fiada, enche-se a fôrma com a mistura do solo ao mesmo tempo que compacta o barro com o pilão. No processo de compactação tradicional, utiliza-se um pilão normal. Porém, hoje em dia, algumas empresas especializadas utilizam pilões pneumáticos ou elétricos para agregar maior durabilidade e resistência às paredes. Quanto mais compacta, maior durabilidade a parede terá, assim como maior impermeabilidade. | |
![]() | Depois que a fôrma está cheia e compactada, deixa-se esta fiada secando. Depois de seca, a estrutura com taipa e os grampos devem ser aparafusados acima, delimitando a forma da segunda fiada. Até a última fiada, o processo permanece o mesmo. Fonte: HowStuffWorks |
domingo, 22 de maio de 2011
A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
Como pode-se notar com esse tema, a arte brasileira vem de produções artísticas pré-históricas, movimentos artísticos indígenas até os dias atuais (chamado "modernismo").
Voltando a falar da arte pré-histórica, a anifestação artistica mais antiga já encontradas foram as pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara, no Piauí. Também chamam a atenção a arte rupestre localizadas em diversas cavernas do vale do Peruaçu por conter raros desenhos de padrões geométricos. Também se destaca as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no vale do rio Velhas, em Lagoa Santa, MG.
Se predominam o uso de materiais como ossos, chifres, pedras ou argilas para a produção de objetos utilitários e cerâmica.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Serra da Capivara
É um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí. Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil.
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.
Uma abundante fauna fóssil foi encontrada nas escavações feitas nas grutas calcárias, numerosas na planície limítrofe ao Parque Nacional. Mastodontes, cavalos, lhamas, preguiças e tatus gigantes conviveram com o homem e somente desapareceram quando, por volta de 12.000 anos, o clima começou a mudar e a pluviosidade diminuiu. Em alguns vales estreitos, até hoje, perduram espécies vegetais da floresta tropical úmida, demonstrando que a região teve uma paisagem completamente diferente nas épocas pré-históricas.
O parque nacional foi fundado graças em grande parte ao trabalho da arqueóloga Niède Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Trabalho de Artes
Luzia é o nome do fóssil humano mais antigo da América. Ela foi encontrada nas escavações do sítio arqueológico da Lapa Vermelha. Este crânio de uma mulher, com cerca de 40 anos, foi encontrado no início dos anos 70 pela missão arqueológica franco-brasileira, chefiada pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire (1917-1977).
Fio ao estudar a morfologia do crânio de Luzia que Walter Neves (que batizou o fóssil) encontrou traços que lembram os aborígenes australianos. Junto com Hector Pucciarelli, Neves formulou a teoria que o povoamento da América teria sido feito por duas correntes migratórias de caçador-coletores, ambas vindas da Ásia.
sábado, 7 de maio de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Introdução ao Blog
A sequência de trabalhos apresentados no blog foram frutos de algumas aulas práticas de Educação Artística, produzidas pela turma 1001 no ano de 2011, orientada pelo professor Marcelo.
Todos esses trabalhos têm como propósito promover o conhecimento dos alunos em prol da arte.
Feito pela aluna Paula.
Feito pela aluna Paula.
Assinar:
Postagens (Atom)