domingo, 22 de maio de 2011

A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

Como pode-se notar com esse tema, a arte brasileira vem de produções artísticas pré-históricas, movimentos artísticos indígenas até os dias atuais (chamado "modernismo").
Voltando a falar da arte pré-histórica, a anifestação artistica mais antiga já encontradas foram as pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara, no Piauí. Também chamam a atenção a arte rupestre localizadas em diversas cavernas do vale do Peruaçu por conter raros desenhos de padrões geométricos. Também se destaca as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no vale do rio Velhas, em Lagoa Santa, MG.
Se predominam o uso de materiais como ossos, chifres, pedras ou argilas para a produção de objetos utilitários e cerâmica.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Serra da Capivara

É um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí. Foi criado para proteger uma área  na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil.
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.
Uma abundante fauna fóssil foi encontrada nas escavações feitas nas grutas calcárias, numerosas na planície limítrofe ao Parque Nacional. Mastodontes, cavalos, lhamas, preguiças e tatus gigantes conviveram com o homem e somente desapareceram quando, por volta de 12.000 anos, o clima começou a mudar e a pluviosidade diminuiu. Em alguns vales estreitos, até hoje, perduram espécies vegetais da floresta tropical úmida, demonstrando que a região teve uma paisagem completamente diferente nas épocas pré-históricas.


O parque nacional foi fundado graças em grande parte ao trabalho da arqueóloga Niède Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Trabalho de Artes

Luzia é o nome do fóssil humano mais antigo da América. Ela foi encontrada nas escavações do sítio arqueológico da Lapa Vermelha. Este crânio de uma mulher, com cerca de 40 anos, foi encontrado no início dos anos 70 pela missão arqueológica franco-brasileira, chefiada pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire (1917-1977).
 
Fio ao estudar a morfologia do crânio de Luzia que Walter Neves (que batizou o fóssil) encontrou traços que lembram os aborígenes australianos. Junto com Hector Pucciarelli, Neves formulou a teoria que o povoamento da América teria sido feito por duas correntes migratórias de caçador-coletores, ambas vindas da Ásia.

sábado, 7 de maio de 2011

Foto da turma.

Essa é a turma 1001, onde trabalharemos juntos durante o perído do ano letivo de 2011.